sábado, 29 de janeiro de 2011

Say wwhhaaattttt???

Kids, you remember Inglurco.... that special dialect... =)
Pois é... os primeiros dias em Istambul foram engrançados! Muito engraçados... quando nos mudamos para uma cidade nova, pensamos em tratar de pequenas coisas... coisas simples.... coisas básicas para o dia-a-dia... 
A história que vos conto hoje é sobre as telecomunicações! =)
No segundo dia nesta metrópole eu e a Cláudia... Ah.. pois é, ainda não vos apresentei a Cláudia (!), mas em traços gerais, é a minha flatmate e está a partilhar comigo estas aventuras e dificuldades! =) Em breve farei uma apresentação condigna! =)

Retomando o tema... eu e a Cláudia decidimos ir comprar um simcard para termos um número de telemóvel turco... Começámos por percorrer a Istiklal... aconselharam-nos a comprar na Turkcell, empresa dominante... tranquilo pensei eu!! encontrámos cerca de 7/8 lojas da Turkcell... existiam cartões com diferentes quantias no interior... até ai tudo bem.... mas cada loja praticar um preço diferente para o mesmo tipo de cartão pareceu-nos.. como hei-de dizer... parvo!!!
Mas pronto, após uma pesquisa intensa do mercado, optámos por uma loja... mas aqui na Turquia a burocracia é terrível!!! Temos de ter o passaporte... eles têm de nos fazer um contracto... temos de registar o simcard e o telemóvel... mas se isto fosse fácil.... ora vamos lá adicionar uma barreirazitas.. a primeira começa na lingua! eles não falam inglês... portanto... end of conversation... é verdade, encontrar alguém que fale inglês, ou até mesmo que entenda é realmente um exercício do tipo onde está o Wally?! Ao início tem piada... mas passado 15 minutos a graça desaparece e a frustração passa a ser uma constante... mais uma barreira?? o dito "sistema" estava em baixo... então não conseguiram registar o nosso telemóvel... ou seja, tínhamos os sim's activos... e a funcionar, mas dali a dez dias o telemóvel deixava de funcionar....porque a própria rede bloqueia o telemóvel! (imaginem a minha preplexidade com a necessidade destas coisas todas,mas enfim tolerância e compreensão com uma nova cultura e formas de vida diferentes!!) tínhamos de voltar lá no dia a seguir...  mas no dia a seguir tivémos de mudar de hotel (ainda não tínhamos casa...a casa é toda uma aventura!! =) até me doí os dentes só de pensar quando vos contar!!eheheh) e como íamos passar a semana ali perto adiámos a ida à loja.... 

Mais uma ajudinha?? durante a semana passei noutra Turkcell e perguntei se podia registar ai o meu telemóvel... ao que o senhor me pergunta, tem o contracto?? e eu, de resposta pronta, Nop! ao que ele me responde, então nada feito! (estas duas frases são o resumo de uma "conversa" de cinco minutos!) ou seja, sem contracto não me podiam registar o telemóvel.. tinha mesmo de voltar à Istiklal... no fim de semana seguinte voltámos à Istiklal, à Turkcell com o intuito de resolver a situação... curioso ou não.... o "sistema" estava novamente em baixo!! ai o cacete!!! pensei eu.. bom, então dê-nos lá o contracto que nós resolvemos isto noutra loja (porque entretanto já estamos na nossa casinha e isto ainda fica longito...) resposta, estão prontos? ah e tal não encontramos o vosso contracto!!! ai o car@€%)... ele deu-nos um cartão, e disse-nos que fossemos a outra loja e que pedissemos para ligar para lá e que tudo se resolveria... e que não teríamos de voltar ali... Okapa chefe!! Entretanto recebemos mensagem no telemóvel, dizendo que dia 31 de Janeiro o telemóvel vai ao ar.... tentei no fórum istambul, uma vez que é lá que estou a trabalhar.. e na quinta não me conseguiram resolver a situação porque o "sistema" estava em baixo e porque não encontravam o contracto na outra loja... comecei a ferver um pouquinho... mas decidi que no dia a seguir voltaria a tentar novamente no shopping... e assim fiz... e após quase dez minutos em que quase insultei o homem.. ok insultei mesmo... mas em português... =) ele lá me fez um contracto novo... à mão...e  registou-me o telemóvel... 
só faltava o da Cláudia... hoje viemos aqui a uma loja perto de casa e, conseguem adivinhar???, o sistema estava em baixo.... mas demorámos mais de meia hora para conseguir uma cópia do contracto da outra loja.. afinal o da Cláudia apareceu... mas como o sistema está em baixo e segunda feira é o ultimo dia... isto promete!! e mais (!) mesmo o meu telemóvel pode ficar inactivo por uns dias, mesmo depois de ter recebido uma mensagem a dizer que tenho o telemóvel registado!!! Só dá vontade de os escavacar todos!!! que atraso de vida!! =)

2 comentários:

  1. LOLOLOLOL..."phone home" tá a ser lixado =)

    mas vê o lado positivo, ao menos estás a interagir com os "nativos"...e tens conservado a saúdinha toda , que é o que interessa =)

    quanto ao insultar em Tuga, 10 pontos pra ti Xico...tem é cuidado para não apanhares um que saiba a lingua do Cáolho e que torne necessário que leves pontos no maxilar... =)

    ResponderEliminar
  2. Ai Rafinha...

    Isso sim, seria um "Wally"...um tuga na cidade fronteira...mas como somos piores que as pragas...estamos em todo o lado...quiçá!?
    Por momentos pensei...mas esta gente não trabalha e está sempre tudo em baixo :/


    Fico à espera do texto sobre a casinha...=) eheh*

    Kiss*

    ResponderEliminar