sexta-feira, 3 de junho de 2011

One, two, three breed in... four, five, six, seven breed out!!!!

Kids! Today i will tell you how fun is to find a house in Istambul!!

Tudo começa com a necessidade e a saturação.... =)
A vontade de assentar num sitio... de ter as nossas coisas no sitio certo... de ter um quarto que possa ser o nosso bunker... o quartel de um general... ou quem sabe a cabine de um "Descobridor".....
A saturação de um quarto de hotel... isto faz-me pensar na vida dos músicos.... sempre de hotel em hotel... sem ter um quarto... não é vida para ninguém.... (se calhar se for de 5 estrelas a coisa pode mudar de figura... mas até lá...)

Até nem passámos muito tempo no hotel, mas aquilo até chateia... ter pequeno-almoço todos os dias.... =)
E então, numa semana, a busca foi intensa... de google translator nos dedos varri os sites conhecidos, desconhecidos, perigosos, amigáveis.. tentei até ir a agências imobiliárias, mas de facto o meu turco ainda está ao nível do inglês deles! foram inúmeros os mails sem resposta ou cujas respostas eram puros esquemas de burlas.... Até tive duas pessoas com casas simplesmente fantásticas, puro luxo e a um preço incrivelmente acessível para as condições e localizações, que me conseguiram enviar o mesmo texto (cerca de 20 linhas) como resposta e assinar com nomes diferentes!!! Genial! No conteúdo afirmavam estar em Inglaterra e com as chaves no bolso... porra que chatice pá!!! e pior até o advogado (representante legal) estava com eles por causa de um negócio de uma mercearia! Pensei logo em fazer uma transferência sem ver a casa e sem ter as chaves na mão tal como o senhor gentilmente me pedia.... sei bem onde te punha as chaves, o chaveiro, o amolador das chaves (isto existe???) e a secretária onde se pousam as chaves!!! 

mas enfim... o mundo está cheio também de gente boa! Como tal encontrámos pessoas que verdadeiramente nos queriam ajudar... uns num supermercado ajudaram a Cláudia a descobrir a diferença entre um shampoo e um amaciador de cabelo! E seguidamente nos deram mais umas dicas de onde pesquisar casa e afins! Impecáveis!

Mas voltando à pesquisa, apesar dos mails manhosos e depois de definir as localizações possíveis, a oferta não era assim muita... e a procura essa é grande, dificultando ainda mais o processo de negociação... mas após uns dias, começa o processo de agendar visitas... e ai é que isto se torna giro... perceber que atrás do inglês quase perfeito da resposta do mail, se esconde um turco que fala absolutamente ZERO de inglês! Que terror!!!! 
Foi um dia inesquecível... comecei por ver uma casa com a senhora da agência imobiliária que felizmente estava acompanhada com uma jovem que falava a língua universal... a beleza.... ah... e inglês também!! =) eheheh

Casa engraçada.. em tons de verde... não muito grande... um pouquito cara... mas pronto, venha a próxima que assim não dá para decidir nada..
Esperei no starbucks pela entrevista seguinte... entretanto mais uma meia duzia de telefonemas completamente surreais a roçar a comédia ou tragédia... ainda não consigo definir bem.. e chega então desta vez um homem desacompanhado... ou seja fala inglês! 
Puro engano.... Nem uma palavrinha!!!! Que desepero! Como perguntar as cenas básicas???
Pois é meus caros, homem prevenido vale por dois ou três...e o senhor saca do seu blackberry com tradutor e toca de escrever o que me quer transmitir... clica na bandeirinha Inglesa e ora toma lá!! Mas se isto já era de rir, melhorou e muito quando ele me levou precisamente para a mesma casa que eu já tinha visto............. oh minha nossa senhora! tou "turcido"...bom... depois do "deja vu" e de um dia a ver mais casas acabamos mesmo por ficar com a primeira casa... =)

e porque isto já vai longo... 

Evimin:






espero por vocês.... =)




3 comentários:

  1. wowwww....

    na Turquia há espaço para a aventura:) eh eh

    Grande Fran!

    e ficaste com a 1ª casa através do 1º ou 2º vendedor?

    ainda houve batatada?

    ResponderEliminar
  2. E a casa é tão fofa!! Com uma vista bem fixe sobre a cidade e uma mesquita mesmo ali ao lado! Se a procura não foi fácil, a localização da tua escolha Fran foi fantástica! Perto de tudo e com tudo perto de casa! :)
    Adorei estar aí ctg e conhecer o teu cantinho!
    Recomendo a todo e qualquer um, um belo passeio pela cidade de Istambul, passando uns dias claro, em Casa do Fran!!! =) Good!! *

    ResponderEliminar
  3. Fiquei com a primeira casa através do primeiro vendedor! =) Batatada não, mas esta mulher também me tem valido umas outras tantas peripécias.... porque a mulher também não fala inglês... =)

    É só rir!!

    ResponderEliminar